Depois de 5 longos anos de espera, voltaremos com os
nossos Programas de Tratamento Intensivo em 2025 – VENHA PARTICIPAR!
Programa de Tratamentos Intensivos de TCS no Brasil
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA INTENSIVO (IPTC):
O IPTC, como desenvolvido originalmente pelo Dr. Upledger – criador da Terapia CranioSacral - é um programa de atendimentos que se estende por quatro dias, com tratamentos intensivos ao mesmo cliente, em trabalho de múltiplas mãos e múltiplas técnicas, por tempo integral (das 9:00 às 17:30 a cada dia). As principais técnicas utilizadas durante o IPTC são a Terapia CranioSacral, a Liberação SomatoEmocional e a TCS-BioAquática, podendo haver a complementação com outras abordagens, como Acupuntura, Meditação, Yoga, Feldenkrais e outros, sem perder o foco principal. Além da intensidade de frequência e duração das sessões, cada cliente terá pelo menos dois terapeutas diretamente envolvidos com suas sessões, diariamente, durante os dias do IPTC.
Os IPTC são organizados em locais diferenciados, onde há espaço para os encontros e atendimentos em grupo, a possibilidade de contato com a natureza, de atendimentos em uma piscina, da agregação de outras abordagens terapêuticas, além de oferecer serviços de alimentação personalizados. É comum o local de atendimentos oferecer espaço de hospedagem, pelo menos para os terapeutas. Caso contrário, opções de hospedagem alternativa, na região próxima ao local, serão informadas com a confirmação de participação.
QUEM PODE PARTICIPAR – CLIENTES?
Os Programas Intensivos (IPTC) foram desenvolvidos para dar ao cliente uma atenção intensa para trabalhar questões específicas, determinadas pelo próprio cliente. O cliente precisa ter sido atendido com a TCS com certa regularidade ANTES de participar do IPTC. Programas Intensivos não são para clientes “novatos” à essa abordagem. O cliente também precisa ter a possibilidade de continuar com atendimentos regulares DEPOIS de participar do IPTC, para que haja uma continuidade do trabalho feito. Cada IPTC tem no máximo 5 clientes ao mesmo tempo, podendo variar em patologias, idade e objetivos. Não é indicado fazer um IPTC com os muito novos (bebês e crianças), com os muito idosos ou com os muito doentes. A equipe terá no máximo 25 terapeutas, todos treinados em TCS, liderados pela Dra. Renée Lutz, representante da TCS no país. Em caso de agregação de outras abordagens, essas serão adicionadas antes, durante ou depois das sessões. É recomendado, mas não obrigatório, que cada cliente venha ao IPTC com alguém de sua confiança, que possa lhe dar apoio fora das sessões, e que possa ajudar com a chegada, e principalmente, com o retorno, após o IPTC. Em alguns casos, o acompanhante pode ser o terapeuta regular do cliente. Em alguns IPTC é permitido a participação de um “casal” como cliente. O “casal” é formado por duas pessoas que queiram trabalhar especificamente a relação entre si, podendo ser parceiros, colegas, cônjuges, amigos, irmãos, pai/mãe e filho/filha, ou qualquer outro tipo de relacionamento. Neste caso, será dada atenção à cada um individualmente e, em alguns momentos específicos, o “casal” será tratado junto, como se fossem um só cliente. Clientes precisam preencher uma ficha de cadastro, fornecendo antecipadamente dados sobre seu histórico médico e seus objetivos para o IPTC, para que possa ser averiguado se a participação em um IPTC seria benéfica. Há alguns casos/patologias/situações que não se beneficiam da intensidade dos atendimentos oferecidos em um IPTC.
QUEM PODE PARTICIPAR – TERAPEUTAS?
Cada IPTC é composto de vários tipos de Terapeutas, cada um descrito abaixo. A equipe terá no máximo 25 terapeutas, todos treinados em TCS, liderados pela Dra. Renée Lutz, representante da TCS no país. Em caso de agregação de outras abordagens, essas serão adicionadas antes, durante ou depois das sessões. Os terapeutas de um IPTC são classificados da seguinte forma:
- TERAPEUTA RESPONSÁVEL (RTh): é responsável pelo IPTC como um todo, determinando quem serão os Terapeutas Líderes de cada cliente e quem será a equipe a trabalhar com cada cliente diariamente. É quem lidera os momentos de discussão, supervisionando todos (clientes e terapeutas), trabalhando com cada cliente e equipe, durante os dias do IPTC. Nos IPTC do Brasil, a Terapeuta Responsável será a Dra. Renée Lutz, responsável pela TCS no país.
- TERAPEUTA LÍDER (LTh): é o responsável pelo andamento das sessões de um determinado cliente durante todo o IPTC. Precisa ter feito pelo menos até o ADV1 e preferivelmente já ter a certificação CST-T. Será responsável pelo preenchimento das avaliações, laudos e fotos de seu cliente, além de ter a responsabilidade sobre a dinâmica das sessões de seu cliente e dos outros terapeutas envolvidos.
- TERAPEUTAS ASSISTENTES (ATh): fizeram pelo menos até o terceiro nível da formação da TCS. Os Terapeutas Assistentes mudarão de equipe e cliente a cada dia, trabalhando com cada Terapeuta Líder da melhor forma possível e necessária para o cliente em questão. Se um cliente regular de um dos terapeutas estiver como cliente no IPTC, esse terapeuta não trabalhará com o seu próprio cliente.
- TERAPEUTAS NÃO-TCS: em alguns IPTC integramos outras abordagens terapêuticas antes, durante e/ou depois das sessões principais. Sempre há um profissional de Yoga, Feldenkrais ou Meditação trabalhando com o grupo (clientes e terapeutas) antes das sessões; e um Acupunturista que participa das sessões de TCS em um dos dias do IPTC. Caso o local ofereça serviços adicionais e complementares como Nutrição, Psicologia/Psicoterapia, Equoterapia, modalidades alternativas ou mesmo especializações médicas, estas poderão ser incluídas no IPTC.
Todos os IPTC no Brasil precisam ser reconhecidos e listados pelo Upledger Brasil. Para maiores informações entre em contato pelo intensivos@upledgerbrasil.com