O Valor Terapêutico da Terapia CranioSacral ®
Hoje em dia não se discute a existência dos ritmos respiratório e cardiovascular. Contudo, por muitos anos, a existência desses sistemas foi motivo de debate nas comunidades médicas em todo o mundo.
Há mais de 35 anos, o Médico Osteopata e pesquisador John Upledger, D.O., O.M.M. vinha propondo a utilização do ritmo de um outro sistema corporal - o sistema craniossacral - para melhorar o funcionamento corporal e ajudar a aliviar dores e disfunções.
O sistema craniossacral é constituído pelas membranas e fluido cerebroespinhais que envolvem e protegem o cérebro e a medula. O sistema se estende desde os ossos do crânio, face e boca até o sacro.
Como esse sistema vital influencia o desenvolvimento e o desempenho do cérebro e da medula, um desequilíbrio ou restrição no sistema pode ocasionar vários problemas sensoriais, motores ou neurológicos. Esses problemas podem incluir dor crônica, dificuldades oculares, escoliose, dificuldades de coordenação motora, dificuldades de aprendizado e outros desafios à saúde.
A Terapia CranioSacral é um método suave de avaliação e correção que encoraja seus próprios mecanismos naturais de cura a dissipar esses efeitos negativos do estresse sobre seu sistema nervoso central. Você também se beneficia com uma melhor saúde global e resistência a doenças.
Devido ao seu efeito positivo sobre muitas funções corporais, a Terapia CranioSacral é praticada hoje em dia por uma grande variedade de profissionais de saúde. Dentre eles incluem-se médicos, osteopatas, quiropratas, obstetras, pediatras, psiquiatras, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, acupunturistas, massoterapeutas e terapeutas corporais em geral.