- TERAPEUTA RESPONSÁVEL: precisa ter feito pelo menos até o nível ADV2 da TCS. O Terapeuta será responsável pelo Programa em geral. Determina quem serão os Terapeutas Líder de cada cliente e quem serão os outros Terapeutas a trabalhar com cada cliente diariamente. O Terapeuta Responsável também é o ponto de contato com os clientes, com o Upledger Brasil e é responsável por toda a parte burocrática do Programa. O Terapeuta Responsável não pode servir de Terapeuta Líder para um dos clientes do Programa, mas terá o principal papel de supervisionar todos os clientes presentes, tendo a oportunidade de trabalhar em cada maca por algum tempo.
- TERAPEUTA LÍDER: é o Terapeuta que será responsável pelo andamento das sessões de um determinado cliente. O Líder é definido no primeiro dia do Programa e ficará com o mesmo cliente até o último dia. Cada Terapeuta Líder precisa ter feito pelo menos até o nível ADV1. Caso o cliente seja uma criança, o Terapeuta Líder precisa também ter feito pelo menos o curso Pediátrico-1 da TCS.
- TERAPEUTA ASSISTENTE: o Terapeuta Assistente poderá variar a cada dia para cada cliente. O Assistente precisa ter feito pelo menos até o nível SER1 com sucesso. Ele trabalhará com o Terapeuta Líder da melhor forma possível e necessária para o cliente. Muitas vezes, quando o terapeuta regular do cliente vem como acompanhante do cliente, ele será um Terapeuta Assistente, pelo menos uma vez, com seu próprio cliente. Para participar como Terapeuta Assistente há uma taxa de inscrição. Esta taxa não será cobrada em caso do Terapeuta Assistente trazer um de seus clientes para o Programa Intensivo. Esta taxa também não será cobrada dos Terapeutas Assitentes que sejam Apresentadores Certificados do Upledger Brasil.
- TERAPEUTA ESTAGIÁRIO: alguns Programas Intensivos aceitam Terapeutas que estão na formação do currículo da TCS, para observarem e/ou participarem do trabalho. O Terapeuta Estagiário precisa ter feito pelo menos até o nível CS2, tendo uma noção do trabalho de Liberação SomatoEmocional e de Aterramento/Presença Terapêutica. Um Terapeuta Estagiário não conta para o requisito de sessões de múltiplas mãos, ou seja, o Terapeuta Líder não poderá ter só um Terapeuta Estagiário na sessão. Para participar como Terapeuta Estagiário há uma taxa de inscrição. Esta taxa não será cobrada em caso do Terapeuta Estagiário trazer um de seus clientes para o Programa Intensivo.
- TERAPEUTA NÃO-TCS: alguns Programas Intensivos integram outras abordagens antes, durante ou depois das sessões principais. Estes serviços são oferecidos no próprio local do Programa Intensivo e o cliente é encaminhado para estes serviços, ou eles são trazidos para dentro da sessão. Um exemplo seria um profissional de Yoga trabalhar com o grupo (clientes e terapeutas) antes das sessões. Ou, um profissional de acupuntura que é chamado para a sessão, para aplicar agulhas e/ou sementes em pontos essenciais à sessão. Ou ainda, caso o local possa oferecer serviços adicionais e complementares como Nutrição, Psicologia/Psicoterapia, diferentes modalidades alternativas ou mesmo especializações médicas. O encaminhamento e a integração destas outras abordagens precisa ser em conjunção com os objetivos estabelecidos pelo próprio cliente.